quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Inimigos Públicos ou Quando questão de gosto é questão de gosto


Inimigos Públicos virou queridinho da crítica. Sinceramente, para mim não funcionou. Sei reconhecer que é um bom filme, mas dificilmente o verei de novo, e aí admito que é por uma questão de gosto.

Inimigos Públicos é filme de gângster. Só por isso me pareceu um pouco anacrônico. Não quero dizer com isso que acho "velho" qualquer longa que se passe no passado. Adorei O Patriota e geralmente gosto dos épicos. A questão é que filme de gângster me parece quase um gênero, tal qual filme de pirata, de que Piratas no Caribe é exemplo único hoje em dia. E se filme de gângster for mesmo um gênero, não entendo o apelo de metralhadoras disparando e corpos sendo perfurados à semelhança de um queijo suíço.

O curioso foi que nem a maneira ultramoderna de filmar o longa acabou com essa minha sensação de estar assistindo a algo fora do seu tempo. Na realidade, a direção do filme me causou estranheza. Achei destoante aqueles cortes e movimentos de câmera rápidos para contar uma história que se arrasta. Para mim, restou a impressão de algo inadequado, como se visse alguém vestindo roupas que definitivamente não lhe cabem.

Porém, deixando de lado o que não gostei e falando do que efetivamente gostei, resta mencionar o elenco. Não dá para reclamar de Johnny Depp, Marion Cotillard, Billy Crudup e Christian Bale. Adorei todos eles.

Para terminar, friso que Inimigos Públicos é um bom filme. Mas é que, quando a questão é de gosto, não se tem como evitar. A despeito de todas as qualidades do longa, não consegui gostar dele.

Nenhum comentário: