sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Renascimento

Descobri o Renascimento em setembro do ano passado por indicação de minha analista. Participei de uma oficina e do Treinamento Básico, ambos oferecidos pelo Centro Osho de Renascimento. Ainda hoje colho os frutos dessas experiências, e, se eles não me parecem tão visíveis agora, é porque deixei novamente o cotidiano ditar certas amarras muito cômodas.

Já vi pessoas torcendo o nariz para essa técnica, e aqui me atribuo a missão de esclarecê-la por meio das palavras da terapeuta Ramyata (mais em Osho Centro de Renascimento):

Renascimento é uma técnica que utiliza conscientemente o processo respiratório para promover a diluição de bloqueios e tensões que contraímos no corpo desde o nascimento. [...] Na década de 70, o norte americano Leonard Orr desenvolveu uma técnica chamada Rebirthing (Renascimento), também conhecida no Brasil como Terapia da Respiração Consciente, que nos ajuda a liberar estes bloqueios, tensões e contrações. Foi constatado que cada ser humano respira de forma diferente, segundo padrões de condicionamentos desenvolvidos a partir do nascimento e da infância. Esses padrões indicam com acuidade os bloqueios emocionais e as limitações no nível de comportamento e expressão criativa que nos afetam. [...] Todas as resistências, memórias .... tudo o que nós contraímos até então, nos fazem fechar para a vida. A magia do Renascimento está em podermos entrar em contato com estes sentimentos limitantes e descontrairmos, liberarmos. Ao fazer isto entramos cada vez mais em contato com o nosso ser, com a nossa essência ... conseqüentemente vivemos uma vida mais consciente, mais real, mais focada no aqui e agora.

Não há como essa técnica ser mais natural: é somente você e sua respiração, sem o auxílio de qualquer substância. Ao praticá-la, talvez a única crença que se abrace é a relação material-imaterial: através do corpo, acessam-se sentimentos e memórias. Geralmente seu produto é um estado de relaxamento e/ou a revelação de certas peças do quebra-cabeças que é a mente. A técnica é segura porque se baseia na sabedoria do próprio corpo. Na primeira vez que fiz Renascimento, senti uma sensação de cansaço significativa. Era meu pobre corpo, a quem teimo em não ouvir, dizendo-me que deveria desacelerar. Na segunda vez, senti uma sensação de bem-estar enorme.

Aproveitando a oportunidade, divulgo as datas da oficina e do Treinamento que ocorrerão em Fortaleza neste ano:

WORKSHOPS
Dias 24,25 e 26 de abril Fortaleza CE
Informações: Clube de Renascimento de Fortaleza

TREINAMENTO BÁSICO EM RENASCIMENTO - TERAPIA DA RESPIRAÇÃO CONSCIENTE
16 A 31 DE MAIO DE 2009 Fortaleza CE

Recomendo a oficina para quem deseja experienciar a técnica com o fim de se autoconhecer e de melhorar a qualidade de vida (e da capacidade respiratória, obviamente). Recomendo o Treinamento Básico para qualquer um que deseje o mesmo acima e ainda uma boa faxina emocional. Sei, por fontes fidedignas, que ocorrerá em um lugar lindo, convidativo à reflexão. Como se pode ler em http://oshorenascimento.com/renascimento/ver/7, o Treinamento Básico aborda os seguintes aspectos:

• Reconhecimento de condicionamentos, crenças e apegos no nível mental, • Compreensão e liberação das contrações nos níveis emocionais e físicos, . Dissolução de apegos, tensões e impressões do passado, desde o nascimento, • Contato e cura da criança interior, • Entendimento de padrões de relacionamentos, • Integração de medos e padrões de controle que limitam a capacidade de viver criativamente.

Por fim, só posso dizer que a recompensa virá na medida de sua entrega ao processo.

E que vale muito a pena.

8 comentários:

Aluízio Loureiro disse...

Raquel, mais uma vez você usou sua excelente capacidade de se comunicar/expressar em favor de um tema interessantíssimo e tão negligenciado: cura espiritual. Às vezes acho que as pessoas consideram terapia recomendável somente para quem tem "traumas" ou outros tipos de problemas que dificultam ou impossibilitam a vida comum. Acredito que se você quer melhorar e/ou crescer como ser humano um dos primeiros passos é fastar as cortinas que te fazem ver as coisas de maneira distorcida. Ter autoconhecimento, reconhecer-se. Enfim, isso é tema pra outra postagem.
Beijo!

Raquel disse...

Obrigada, Aluízio. Nossas conversas têm me ajudado muito nesse abrir as cortinas também. bjo

Marcos disse...

O pior cego é aquele que....
Nós podemos até ser cegos, mas queremos voltar a ver a luz do sol. Renascer todos os dias, eis nossa missão.

Carol Arêas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Garota D disse...

Eu fiz trabalhos de respiração muito recompensadores no chi kung que eu praticava paralelamente ao tai chi chuan. Mas além de desbloquear os acúmulos de chi(que são a causa de problemas físicos e psicológicos na medicina chinesa), nós praticávamos em grupo a imposição de mãos para amenizar o bloqueio um dos outros.
É impressionante quanto a concentração e o conhecimento do corpo fazem maravilhas.

Raquel disse...

É, Garota_D, parece que só no ocidente é que a respiração é desvalorizada.

nostodoslemos disse...

Garota D,

Já assitiu 'Amor além da vida'?

Este filme indicado um membro familiar viu a amou. Está em minha lista.

Garota D,

Em outros tempos um amigo que já partiu para o além indicou fazer 'Tai Chi Chuan'...entretanto, tenho buscado a lei de 'amar ao próximo a
como a si mesmo'.

Boa semana!

Unknown disse...

Oi, Raquelzinha! Adorei seu blog! Muitíssimo bem escrito, divertido e informativo. Interessei-me pela oficina de renascimento, mas infelizmente não disponho de 160h para dedicar a isso =( Se vc souber de uma oficina mais curta, durante 3 dias ou um pouco mais, agradeceria muitíssimo se me avisasses. Um beijo gigante. Paula Moreira.