sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Os filmes de 2011

Eis que 2011 vai chegando ao fim, e se torna inevitável olhar para trás. Hoje esse olhar vasculhou os filmes que foram exibidos neste ano. Conversando com um amigo, descobri que deixei uns bons escaparem, enquanto assisti a outros que não valiam meu tempo. De qualquer forma, deu para fazer uma listinha:

O mais tosco: Conan, O Bárbaro. Fui ao cinema somente pela companhia dos amigos. O filme conseguiu ser pior do que eu esperava. Parafraseando a Isabela Boscov da Veja, pior cena de dedo no nariz ever.

O mais tenso: Santuário. Fiquei angustiada o filme inteiro. Sei de antemão que nunca vou ser mergulhadora.

O mais perturbador: Dois filmes se encaixam nessa categoria. O primeiro é Cisne Negro. O longa foi um espelho da sombra que já fui, sem falar que cutucou a ferida da mania de perfeição. O segundo é Melancolia, pelo impacto que teve e pela reflexão que trouxe.

O mais enigmático: A Árvore da Vida. Até a presente data, continuo sem saber se gostei.

O mais bittersweet: Harry Potter e as Relíquias da Morte - parte II. O fim. Preciso dizer mais? Por anos esperei ansiosamente a estreia dos filmes e os lançamentos em DVD. Harry Potter está na minha estante de livros, no meu armário de DVD e em cima da minha mesinha da sala (tenho a Varinha das Varinhas!).

O mais eu: Enrolados. Vivo cantando a música, vivo convidando amigas para vê-lo comigo. Há uma mensagem linda sobre sair da torre (no caso da Rapunzel) ou da redoma (no meu caso). Por causa da minha história de vida, Enrolados ressoa, e o faz profundamente. Não perturba como Cisne Negro porque: a) tem final feliz; b) é fofo e romântico; c) é Disney!, rs. Mas que é um filme que mostra mais do que os olhos veem, lá isso é.

2 comentários:

Aluízio Loureiro disse...

Nem te imagino assistindo Conan! Rsrs

Bom, você sabe o quanto gostei de Melancolia, né? Perfeito! Árvore da vida muuuuito bom, talvez mais pela forma como me tocou.

Mas olha, tu devia ter visto Missão madrinha de casamento e Uma professora sem classe. Fui com a expectativa baixa e me diverti demais! Gostei muito do Harry Potter. Não vi ainda Enrolados.

Eu sou meio broco com o tempo e, portanto, não lembro se A origem foi esse ano, mas se foi, outro que eu achei genial. Sem falar na Marion Cotillard que melhora qualquer filme. ;-)

Luciana disse...

Parei pra pensar nos filmes a que assisti este ano e deu amnésia, rsrs. Então vou me guiar pelos seus.

Adorei o Cisne Negro, não entendi a Árvore da Vida, achei Enrolados ultra-fofinho. Mas não consegui assistir as Relíquias da Morte (crise pós retiro, rs) e nem cogitei ver Melancolia. Este último está na minha lista, fiquei curiosa com os comentários, apenas estou esperando um dia em que eu esteja especialmente bem, para não baquear com o drama.

Nem estava lembrada de escrever uma retrospectiva. Tenho tanto o que contar! Lá vou! ;-)