domingo, 26 de dezembro de 2010

Transatlântico de Mariana Marques


A experiência de ler Transatlântico foi legal antes mesmo de começar. Entrei na livraria, procurei a moça e perguntei:

- Tu tem o Transatlântico da Mariana Marques?

Enquanto a moça procurava o livro e pesquisava o preço, repeti para os meus botões a frase e sorri. Taí uma pergunta que gostei de fazer. É que Mariana e eu estudamos juntas da segunda à sexta série (se a memória não falha) no Irmã Maria Montenegro. Nunca me passou pela cabeça que, um dia, estaria na Café & Letras comprando um livro dela.

Transatlântico é pequeno e poderoso. Confesso que precisei relê-lo. Não sei se foi a pressa de ver o todo, de saber tudo o que a Mariana tinha escrito, mas a primeira leitura me deixou suspensa. Depois, refolheando, achei o chão e entendi. Então, o que já tinha percebido de lampejo, a beleza da escrita, ficou mais marcante. Depois captei a inteligência por trás da composição do livro. E aí me diverti com os acenos à Fortaleza, que deram sabor de verdadeiro ao Transatlântico.

A Mari tem também um blog, o Beautifro. Lá a gente encontra moda, humor e mais escrita bonita. Da moda, deixo aí o link para clicar e ver. Do humor, colo aqui uma tirada que me fez rir muito. A Mari escreveu sobre um livro de boas maneiras bem antigo. Havia uma seção sobre o comportamento das crianças, e ela transcreveu o seguinte trecho:
- É falta de educação carregar varinhas na mão e bater com elas ou dar pontapés em tudo o que encontra na rua.
Para depois comentar:
E agora, Harry Potter?

(para ler na íntegra, acessar Mil Regras Ilustradas de Boas Maneiras)
Por fim, da escrita bonita, transcrevo um dos trechos mais belos que li recentemente:
Hoje vi dúzias de pés de acácias pela Aldeota, todas abarrotadas de manchas amarelas em forma de flor.

(para ler na íntegra, acessar Um pouco de vida na jardineira).
Lindo, não?

3 comentários:

b arrais disse...

Êita, que massa! Vende em todo lugar ou só nessa livraria onde tu comprou, Raquel? Fiquei com vontade de ler.

Mariana disse...

raquel do céu... e eu aqui trabalhando neste limbo que come a gente entre o natal e o ano novo e me deparo com esta belezura que você escreveu. que bonito e que bom que este livro foi parar na tua mão, e de uma maneira tão voluntária. ir na livraria, comprar, ir pra casa, abrir, ler, e ainda escrever sobre. fiquei feliz demais.

um beijo bem grande. é bom estar com você de novo depois de tantos anos, via esta infinidade de linhas virtuais. sua companhia é preciosa. espero enfeitar sua cabeceira, já que transatlântico é muito mais bonito do que bom de ler. rs. o projeto gráfico é um querido chamado álvaro beleza. no dia em que você resolver colocar todas as delicadezas que você escreve em um papel impresso, eu dou o telefone pra vocês se encontrarem.

mari

Luciana disse...

Ana, bela propaganda que estás fazendo do livro, estou super curiosa!

Deve ser muito legal ler algo que uma amiga escreveu e até publicou. Se já é legal ler os blogs das pessoas queridas... Estou esperando pelo seu livro também, viu? Eu sei que um dia sai! :-D

Bjus