domingo, 19 de dezembro de 2010

Clube do Renascimento de Fortaleza


Alguns dias atrás, uma pessoa me procurou através do blog perguntando por "postos de atendimento de Renascimento em Fortaleza". Com isso, percebi duas coisas. A primeira delas é que talvez seja oportuno definir melhor o que é Renascimento. A segunda é que já falei e divulguei workshops de Renascimento aqui no Reflexos, mas que nunca apresentei o Clube do Renascimento de Fortaleza.

Renascimento é respiração, é terapia da respiração consciente. Você respira de um modo específico, durante um período determinado, estando sempre consciente de tudo o que sente, estando sempre presente no momento. Prefiro não detalhar a técnica porque receio que alguém possa tentar fazer a primeira vez sozinho. Não é que seja perigoso, mas é que, quando se estreia no Renascimento, é sempre bom ter suporte de pessoas preparadas para tal, que são os terapeutas renascedores.

Acabou de me ocorrer de também fazer uma pequena observação. Amigos meus já fizeram um tipo de respiração que chamaram de Renascimento, aplicada pelo Padre Domingos, responsável pelos cursos de eneagrama aqui em Fortaleza. Esclareço que a técnica de que sempre falo aqui no blog não é a mesma utilizada pelo Padre Domingos, que é dita respiração alotrópica. O Renascimento que pratico e que é difundido pela terapeuta Ramyata é mais suave e ritmado, sem exigir qualquer esforço. Pessoas que buscam conhecer o Renascimento devem ter em mente que há diversos tipos de técnicas de respiração categorizadas sob esse mesmo nome. Só posso atestar pelos efeitos da que pratico.

Prontinho. Falei da técnica, agora falo do Clube do Renascimento de Fortaleza. O Clube tem quatro coordenadores, Cris, Gustavo, Mairta e Ricardo, que fizeram a formação em Renascimento com a terapeuta Ramyata e que, portanto, são terapeutas renascedores. Eles são produtores da Ramyata em Fortaleza, de forma que organizam e promovem os workshops e o Treinamento Básico e Avançado em Renascimento quando tais eventos ocorrem aqui na terrinha.

Além disso, o Clube promove sessões de Renascimento duas vezes por mês no Instituto Ânima. Qualquer pessoa pode participar desde que telefone antes para os coordenadores. É deles também a iniciativa do Workshop de Renascimento na água, aplicação pioneira no Brasil de um trabalho elaborado pelo terapeuta Bob Mandel (ver Rebirthing).

Ultimamente, o Clube vem produzindo trabalhos de outros terapeutas. O que se encontra mais próximo de ocorrer é o Holiday Retreat com Talib e Shubhaa, em janeiro no Osheanic.

Contatos? O orkut do Clube pode ser acessado aqui. Seu email é clubedorenascimento.fortaleza@yahoo.com.br.

4 comentários:

b arrais disse...

Em Recife bem que podia ter um desse!

Anônimo disse...

Olá Raquel, estou passando para desejar um feliz Natal e ano novo. Adorei o presente...achei muito original ;) Beijos. Juliana Marinho

Raquel disse...

De nada, Ju!!
Boas férias.
bjo

Anônimo disse...

Raquel amada! Agradecemos a divulgação! Respiração e vida e nos sabemos dos benefícios do Renascimento. Seu blog e excelente. Parabéns! Bjs Cris do Clube de Renascimento