quarta-feira, 5 de maio de 2010

Qual é o seu anão corcunda?

Aproveito o ensejo do post sobre o livro Quando o Irã censura uma história de amor e falo do anão corcunda, ou melhor, do cadáver do anão corcunda.

Conversando com a Pessoa Inteligente sobre os elementos fantásticos presentes na obra, relatei um dos que mais me intrigava. Era um tal de anão corcunda, em cujas órbitas redondas "parece não haver globos oculares" (p. 14), que morre no início da história. Vira e mexe, seu cadáver aparece em momentos inusitados, havendo até um episódio em que uma personagem esconde o corpo dentro do porta-malas do carro de outra personagem.

Reclamei que não sabia o que significava aquele cadáver de anão corcunda. A Pessoa Inteligente me respondeu com uma pergunta:

"O que é que há de bizarro na vida das personagens?"

E como ela não deixa barato, arrematou:

"O que é que há de bizarro na sua vida? Que anão corcunda você guarda no porta-malas do seu carro? O que é que já está morto e fedendo, e você ainda assim o carrega?"

Okay. Boa pergunta. O que há de bizarro na minha vida? O que é que existe somente na minha cabeça (existe bizarrice maior do que criar alguma coisa só para atazanar sua própria existência?)? Que roupa não cabe mais e continuo querendo vestir?

Para falar a verdade, acho que, naquela época, guardava o cadáver de um gigante empertigado, tamanha era a estatura da questão que me incomodava. Nem sei se me desfiz mesmo do corpo - pode ser que eu ande por aí arrastando-o. Mas, naquele momento, até que o problema ficou bem visível. Eu tinha tudo o que sempre quis. E não estava feliz por pura ficção criada pelos meus medos e inseguranças e desejos inconscientes f***** da p****.

O pior é que agora ando vendo outros anõezinhos... daqui a pouco, somam sete. E pena que não vão ser os sete da Branca de Neve, porque os meus são bem feinhos e inoportunos. Identifiquei um deles hoje. Já devia tê-lo enterrado há um tempão, mas acho que carrego esse cadáver de anão no bolso, dada a facilidade com a qual o ponho à mostra. Hoje ele fez um pequeno estrago no meu dia. Gostaria de cremá-lo com este post.

E quanto a você? Qual é o seu anão corcunda?

Nenhum comentário: