segunda-feira, 28 de março de 2011

Post conjunto - Crônica do Carnaval 2011

(Sei que este post está atrasadíssimo.)

Carnaval. Paraíba, Conde, Praia de Jacumã. Pelo que estava escrito neste site e neste, pensamos que curtiríamos um feriadão tranquilo, ouvindo o som do mar, tomando água de coco, certo?
Dinho: Errado... Chegada: engarrafamento quilométrico, muita gente na rua, barulho... Mapa? Orientações para chegar na pousada? Placas? Pra quê? Não dava para enxergar nada na rua mesmo... E já pra "animar" ou esculachar logo na entrada, nos deparamos com um fenômeno que se se repetiria o carnaval inteiro: rodinhas de pessoas em volta de paredões de som. Um inferno...
Rs. É que, das praias ao sul de João Pessoa, escolhemos sem saber a mais muvucada de todas. Depois tivemos a oportunidade de conhecer Carapibus, Tabatinga, Coqueirinho e Tambaba, todas bem tranquilas. O probleminha era que, depois de curti-las, pegávamos o trânsito inevitável da volta à Jacumã.
Dinho: Pois é. Isso acontecia porque a Pb 008 é praticamente o único acesso para todas essas praias e ela inicia justamente em Jacumã, ou seja, quem quer ir para Carapibus, Tabatinga, Coqueirinho ou Tambaba passa por Jacumã. Legal, né? Agora acrescenta aí a farofada que aporta em Jacumã... Pronto, fez a soma? Imagina então a quantidade de gente, carro, ônibus e barulho naquela cidade... Por sorte a pousada era, de certa forma, isolada disso tudo. O quarto tinha ar condicionado e ficava meio que no centro do prédio, então a muvuca ficava razoavelmente distante.
Tentando olhar com bom humor a situação, até que Jacumã foi uma experiência cultural interessante, rs. Foi a constatação mais concreta de que questão de gosto não se discute! Sério, a que outra conclusão poderíamos chegar ao vermos centenas de pessoas se espremendo suadas e maizenadas ao som de Na Casa das Prima, Liga da Justiça e Minha Mulher Não Deixa Não? E lá testemunhei uma verdadeira sopa humana: mais de vinte pessoas dentro de uma piscina tone no quintal de uma casa. Imagine a qualidade dessa água...

De qualquer forma, as praias de Paraíba merecem uma visita. É só não ir para Jacumã no Carnaval, se multidão não é o que lhe agrada. Adorei o mar calmo de lá e deu vontade de trazê-lo para a Praia do Futuro.

As fotos abaixo são todas by Márden Bandeira:

Praia de Tabatinga.

Canyon de Coqueirinho.

Praia de Tambaba.

Nenhum comentário: